A ARTE DE NÃO ADOECER

Se não quiser adoecer "FALE DOS SEUS SENTIMENTOS" 
Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna. Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados. O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia.
Se não quiser adoecer  "TOME DECISÃO" 
A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.
Se não quiser adoecer "BUSQUE SOLUÇÕES" 
Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.
Se não quiser adoecer "NÃO VIVA DE APARÊNCIAS" 
Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando toneladas de peso... uma estátua de bronze, mas com pés de barro. Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.
Se não quiser adoecer "ACEITE-SE" 
A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.
Se não quiser adoecer "CONFIE" 
Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.
Se não quiser adoecer "NÃO VIVA SEMPRE TRISTE" 
O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive. "O bom humor nos salva das mãos do doutor". Alegria é saúde e terapia.

Dr. Dráuzio Varella

AO CHEIRO DAS ÁGUAS


Há esperança para o ferido
Como árvore cortado, marcado pela dor
Ainda que na terra envelheça a raiz
E no chão, abandonado, o seu tronco morrer...
Há esperança pra você!
Ao cheiro das águas brotará
Como planta nova florescerá
Seus ramos se renovarão
Não cessarão os seus frutos... E viverá!

ANA PAULA VALADÃO BESSA
(DIANTE DO TRONO)


Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta. Porém, morto o homem, é consumido; sim, rendendo o homem o espírito, então onde está ele? (Jó 14:7-10)

HOJE ESTOU CLARICE... LISPECTRANDO!

“Eu escrevo como se fosse para salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida. Viver é uma espécie de loucura que a morte faz. Vivam os mortos porque neles vivemos.”

“Dela havia aos poucos emergido para descobrir que também sem a felicidade se vivia(...). E alimentava anônimamente a vida. Estava bom assim. Assim ela (...) escolhera.”

“(...) eu sou o ponto antes do zero e do ponto final. Do zero ao infinito vou caminhando sem parar.”

“Hoje está um dia de nada. Hoje é zero hora. Existe por acaso um número que não é nada? Que é menos que zero? Que começa no que nunca começou porque sempre era? E era antes de sempre? Ligo-me a esta ausência vital e rejuvenesço-me todo, ao mesmo tempo contido e total.”

“O meu mistério é que eu ser apenas um meio, e não um fim, tem-me dado a mais maliciosa das liberdades: não sou boba e aproveito.”
"De repente as coisas não precisam mais fazer sen­tido. Satisfaço-me em ser. Tu és? Tenho certeza que sim. O não sentido das coisas me faz ter um sorriso de complacência. De certo tudo deve estar sendo o que é."

“Queríamos tanto salvar o outro. Amizade é matéria de salvação.”

“E as máscaras? Eu tinha medo mas era um medo vital e necessário porque vinha de encontro à minha mais profunda suspeita de que o rosto humano também fosse uma espécie de máscara.”

Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: Quero é uma verdade inventada.

“Muitas coisas que me aconteceram tão piores que estas, eu já perdoei. No entanto essa não posso sequer entender (...). É impiedoso.”

“Criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa clandestina que era a felicidade. A felicidade sempre iria ser clandestina para mim.”

"Que a paz esteja entre nós, entre vós e entre mim. Estou caindo no discurso? que me perdoem os fiéis do templo: eu escrevo e assim me livro de mim e posso então descansar."

Escrever, Humildade, Técnica
Essa incapacidade de atingir, de entender, é que faz com que eu, por instinto de... de quê? procure um modo de falar que me leve mais depressa ao entendimento. Esse modo, esse "estilo" (!), já foi chamado de várias coisas, mas não do que realmente e apenas é: uma procura humilde. Nunca tive um só problema de expressão, meu problema é muito mais grave: é o de concepção. Quando falo em "humildade" refiro-me à humildade no sentido cristão (como ideal a poder ser alcançado ou não); refiro-me à humildade que vem da plena consciência de se ser realmente incapaz. E refiro-me à humildade como técnica. Virgem Maria, até eu mesma me assustei com minha falta de pudor; mas é que não é. Humildade com técnica é o seguinte: só se aproximando com humildade da coisa é que ela não escapa totalmente. Descobri este tipo de humildade, o que não deixa de ser uma forma engraçada de orgulho. Orgulho não é pecado, pelo menos não grave: orgulho é coisa infantil em que se cai como se cai em gulodice. Só que orgulho tem a enorme desvantagem de ser um erro grave, com todo o atraso que erro dá à vida, faz perder muito tempo.


MAGARIDAS DO CAMPO

THE SECRET GARDEN


DE VOLTA AO JARDIM SECRETO


VOCÊ JÁ TEVE A SENSAÇÃO DE NÃO PERTENCER AO MUNDO EM QUE VIVE? EU ME SINTO ASSIM, CADA VEZ QUE UM PEDIDO DE DESCULPAS OU PERDÃO É INTERPRETADO COMO FRAQUEZA. CADA VEZ QUE TENTO NÃO PARTICIPAR DE UMA DISPUTA, PRA NÃO ROMPER MINHAS PRÓPRIAS CICATRIZES. CADA VEZ QUE, ESTANDO QUIETA NO MEU CANTO, ACREDITO NUM ACENO QUE NÃO É REAL. CADA VEZ QUE QUERO SER SÓ MAIS UMA E ISSO ME FAZ MENOS ESPECIAL. CADA VEZ QUE ESCONDO MINHA DOR PRA ME SENTIR MAIS FORTE. CADA VEZ QUE ABRO MEU CORAÇÃO E ENXERGAM APENAS A CARNE. CADA VEZ QUE QUERO SER GENTE E PAREÇO UM AUTÔMATO... TUDO ISSO ME DESENCAIXA.
ALGUÉM PODE COMPREENDER O MOMENTO RUIM DE ALGUÉM SEM JULGÁ-LO? ALGUÉM PODE ME ESCLARECER PORQUE QUANDO TENTAMOS VIVER SEM MÁSCARAS NOS TORNAMOS MONSTROS? ALGUÉM PODE ME DIZER PORQUE NA NOSSA ANGUSTIA AO INVÉS DE AMIGOS ATRAÍMOS JUÍZES? ALGUÉM PODE ME ENSINAR A ENXERGAR TODAS ESSAS COISAS DE OUTRO JEITO? ALGUÉM PODE ME EMPRESTAR UM ÓCULOS PRA EU ENXERGAR AS ALMAS DOS QUE ME RODEIAM?
EU CONFESSO: SOU EU MESMA A CULPADA! CULPADA POR ME ABRIR. CULPADA POR CONFIAR. CULPADA POR SER VERDADEIRA. CULPADA POR ME DESARMAR. CULPADA POR SER INTRIGUEIRA. CULPADA POR SER INFANTIL. CULPADA POR SER SENIL. CULPADA POR ME PERMITIR MORRER. CULPADA POR NÃO DISSIMULAR. CULPADA POR ESCANCARAR. CULPADA POR NÃO SER GENTIL... CULPADA POR SER EU.
EU AINDA ME SURPREENDO COM FALSIDADE. AINDA ME ENTRISTEÇO COM CRUELDADE AINDA ME COMOVO COM NECESSIDADE. 
DIANTE DAS MINHAS TÃO POUCAS PRETENSÕES... SÓ QUERIA SER FELIZ, MAS MINHAS CARACTERÍSTICAS PARECEM NÃO SE ENCAIXAR! TALVEZ PORQUE HAJA EM MIM MAIS QUE UM SIMPLES VAZIO. ENFIM... DECIDI QUE NÃO VOU OFERECER RESISTÊNCIA. ESTOU VOLTANDO  PARA O MEU JARDIM SECRETO. (Sandra Araújo)



E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam. (Isaías 58:11)