NO SILÊNCIO DO DESERTO

Por excelência, o deserto é o lugar do silêncio. 
E por isso mesmo é o espaço perfeito para interiorização, contemplação, meditação e renúncia. Aridez, ausência de sombras, de descanso, o vazio... No deserto tudo é mais intenso. Momentos ruims, onde tudo foge do controle e nada parece dar certo chamamos de "nosso deserto". E isso com toda propriedade. Nossas dificuldades nos submetem a um lugar vazio e árido, como um deserto mesmo! É nesse exato momento em que o calar-se traduz o isolamento consciente, e o silêncio aponta uma saída: a revelação de nós mesmos. Se analisarmos a passagem de Jesus pelo deserto, vemos claramente o seu propósito: busca de Deus, renúncia de si mesmo, preparação para uma batalha espiritual sem precedentes: o seu próprio sacrifício. A preparação de toda uma vida não fora suficiente, havia necessidade de aprimoramento: a resistência, em todos os sentidos: no corpo (a fome), na alma (as tentações do mundo), no espírito (a convicção do seu propósito divino). Há um propósito em todas as coisas. Esta é uma verdade  para os que crêem na escrituras sagradas. Se assim acreditamos, podemos traduzir nossas dificuldades em "visitas ao deserto", onde poderemos ser treinados, aprimorados, testados e aprovados. E o silêncio, representado pela ausência de domínio das circunstâncias, possa ser o nosso "oásis", o lugar onde nos refazemos e buscamos forças para continuarmos nosso caminho. Temos o deserto em nós, mas também temos o silêncio desse deserto. Temos a renúncia no silêncio. Temos a libertação quando mergulhamos no silêncio do deserto e nos descobrimos FORTES E VITORIOSOS.
 Deserto, a circunstância. Silêncio, dimensão real. 

EM TEMPOS DE CONFUSÃO... ARRUME GAVETAS

Você conhece alguém que tenha o quarto ou a casa bagunçados a ponto de não ter nem como deslocar-se? Ou uma escrivaninha tão entulhada de livros e papéis que provoca desespero só em olhar? Ou mesmo uma gaveta toda revirada, cheia de quinquilharias,  onde se vai jogando de tudo? O SEU MUNDO REVELA MUITO DE QUEM VOCÊ É,  E COMO VOCÊ SE SENTE! Toda vez que você está com alguma coisa desorganizada, essa desorganização pode refletir não só a falta de tempo em arrumar, mas também reflete a sua vida. Mais do que simples "relaxo", essa desordem pode refletir uma confusão emocional ou um distúrbio comportamental importante. Mesmo não sendo especialista ou expert da área, sou mãe e, sabem como é, mãe sabe quase tudo!!! rsrs... Sempre aconselho minhas filhas: quando as coisas começarem a não render, tudo parecer sem solução, sem perspectiva... Pare tudo e vá arrumar gavetas! Parece um conselho bobo, mas não é. Na verdade, é uma das melhores maneiras para conseguir serenidade e respostas para problemas muito difíceis
Pense em um emaranhado de fios cheios de nós. Para desatá-los é preciso achar uma das pontas. Arrumar gavetas é achar uma das pontas. No momento em que você limpa a sua gaveta e joga fora aquilo que não tem utilidade, que está desgastado ou é dispensável, está reprogramando simbolicamente o seu interior. Você pára tudo para arrumá-la (momento "pára o mundo"), e quando começa a revolvê-la desocupa sua cabeça de outros pensamentos (momento "respira fundo") e, à medida que a organiza e visualiza a "ordem", manda uma preciosa informação para o seu subconsciente: EU CONSIGO! (momento "há solução!"), E pode, inclusive, encontrar relíquias perdidas no meio da bagunça (momento "reencontro consigo mesmo")... E, prontinho! Agora é só dar o start para retomada da caminhada (momento "luz no fim do túnel"). VOCÊ PODE. VOCÊ É CAPAZ DE ARRUMAR ATÉ AS GAVETAS DA SUA ALMA!!! Sem nenhuma pretensão de redescobrir a roda,  esse texto é, na verdade, a expressão mais genuína de vivência e conhecimento empírico! E quando algo funciona para "um" pode muito bem funcionar para "alguns" e, quem sabe, até para muitos! Então, porque não compartilhar? Sempre me apego ao princípio universal de que a ciência começa com a vivência. Pelo menos é o que eu acho. Experimente e depois me conte. O que você está esperando? Vá arrumar gavetas!
Ache a ponta do fio para começar a desatar os nós da meada.



DE QUE LADO ESTÁ?

Havia um grande muro separando dois grandes grupos. De um lado do muro estava o BEM, os anjos e os servos leais de Deus. Do outro lado do muro estava o MAL, seus anjos caídos e todos os humanos que não servem a Deus.
E em cima do muro havia um jovem indeciso, que havia sido criado num lar cristão, mas que agora estava em dúvida se continuaria servindo a Deus ou se deveria aproveitar um pouco os prazeres do mundo. O jovem indeciso observou que o grupo do lado BEM o chamava e gritava sem parar: – Ei, desce do muro agora… Vem pra cá! Já o grupo do MAL não gritava e nem dizia nada.
Essa situação continuou por um tempo, até que o jovem indeciso resolveu perguntar: – O grupo do lado do BEM fica o tempo todo me chamando para descer e ficar do lado deles. Por que você e seu grupo não me chamam e nem dizem nada para me convencer a descer para o lado de vocês? Grande foi a surpresa do jovem quando ouviu a seguinte resposta:
- É porque o muro é MEU.
NÃO EXISTE MEIO TERMO. O MURO TEM DONO. MUITAS SÃO AS VOZES QUE CHAMAM PARA CAMINHOS TENTADORES, CHEIO DE PRAZERES E SOLUÇÕES MÁGICAS, MAS A MELHOR ESCOLHA NÃO É TÃO SEDUTORA, NÃO PROMETE FACILIDADES, PROMETE ETERNIDADE! A ESCOLHA É PESSOAL, SÓ VOCÊ PODE DECIDIR ONDE QUER ESTAR. DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ? SERÁ QUE AINDA ESTÁ EM CIMA DO MURO? FAÇA LOGO SUA ESCOLHA, ANTES QUE AS CIRCUNSTÂNCIAS ESCOLHAM POR VOCÊ.
Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que põem as trevas por luz, e a luz por trevas, e o amargo por doce, e o doce por amargo! Isaías 5:20

BONS CONSELHOS

CAMPANHA PUBLICITÁRIA DE UM GRANDE BANCO, ESPALHADA PELA CIDADE DE SÃO PAULO ATRAVÉS DE OUTDOORS:

"Crie filhos em vez de herdeiros."


"Dinheiro só chama dinheiro, não chama para um cineminha, nem para tomar um sorvete." 

"Não deixe que o trabalho sobre sua mesa 
tampe a vista da janela." 

"Não é justo fazer declarações anuais ao 
Fisco e nenhuma para quem você ama." 

"Para cada almoço de negócios, 
faça um jantar à luz de velas." 

"Por que as semanas demoram tanto 
e os anos passam tão rapidinho?" 

"Quantas reuniões foram mesmo esta semana? 
Reúna os amigos." 

"Trabalhe, trabalhe, trabalhe. 
Mas não se esqueça, vírgulas significam pausas..." 

"...e quem sabe assim você seja promovido a melhor amigo / pai / mãe / filho / filha / namorada / namorado / marido / esposa / irmão / irmã... etc... do mundo!" 

"Você pode dar uma festa sem dinheiro. 
Mas não sem amigos." 

E para terminar, 
mensagem afixada na parede de uma farmácia
"Não eduque seu filho para ser rico, 
eduque-o para ser feliz.
Assim, ele saberá o valor das coisas 
e não o seu preço."

INTEGRIDADE


ESTADO DE UMA COISA QUE TEM TODAS AS SUAS PARTES. QUALIDADE DE INTEIRO. COMPLETO, INCORRUPTÍVEL, JUSTO, HONESTO, ÉTICO, DECORO, RESPEITÁVEL, DECÊNCIA, DIGNIDADE, HONRADEZ, RETIDÃO, SERIEDADE, LEALDADE, COERÊNCIA. 
É SEMPRE BOM LEMBRARMOS DE CERTOS CONCEITOS, PARA NÃO CORRERMOS O RISCO DE APLICÁ-LOS DE FORMA INDEVIDA. A TODO TEMPO BANDEIRAS SÃO LEVANTADAS, CRÍTICAS, ACUSAÇÕES JULGAMENTOS, CONDENAÇÕES. NADA DE MAIS NISSO, AFINAL DE CONTAS ESSAS AÇÕES SÃO  PRÁTICAS COMUNS EM UMA SOCIEDADE ONDE A LIBERDADE DE EXPRESSÃO É PROTEGIDA POR LEI.  AGORA, SE PRESTARMOS ATENÇÃO NAS ENTRELINHAS, VEMOS QUE "FAÇA O QUE EU DIGO, NÃO FAÇA O QUE FAÇO" É A PRÁTICA USUAL QUE SE APLICA AO CASO. VOU ME EXPLICAR MELHOR: DIA DESSES ASSITI A UM VÍDEO ONDE UMA PESSOA FALAVA CALOROSAMENTE CONTRA O CAPITALISMO, A DEMOCRACIA E CONTRA TUDO O QUE REPRESENTA A ORDEM SOCIAL PRÉ-ESTABELECIDA. CONVENHAMOS, TAMBÉM DISCORDO DE MUITA COISA NO QUE SE REFERE AO "SISTEMA" E DE MODO ALGUM DISCUTO O DIREITO DE EXPRESSÃO DE QUEM QUER QUE SEJA... AFINAL, EIS-ME AQUI!! ENFIM, ESSA PESSOA DIZIA, ORGULHOSAMENTE, QUE NÃO SE ENVERGONHAVA EM "PEDIR" A OUTRAS PESSOAS E QUE ESTAS SUPRIAM SUAS NECESSIDADES E O MANTINHAM. AGORA, POR FAVOR, ME AJUDEM A ANALISAR  E A ENTENDER: ESSA CONTRIBUIÇÃO OU AJUDA OU COLABORAÇÃO OU DOAÇÃO... PARTIU DE PESSOAS QUE SE ENQUADRAM NO SISTEMA CAPITALISTA, QUE TRABALHAM  8 HORAS POR DIA, 40 HORAS POR SEMANA, PAGAM IMPOSTOS, LUTAM COM SUAS PRÓPRIAS DIFICULDADES E LIMITAÇÕES FINANCEIRAS, PORQUE, DIGA-SE DE PASSAGEM, OS MAIS POBRES SÃO OS QUE MAIS SE DISPÕEM A AJUDAR. ENFIM... QUERO PROPOR UMA REFLEXÃO QUANTO AO CONCEITO "INTEGRIDADE" NESSA HISTÓRIA. INTEGRIDADE NÃO É LIBERDADE DE ESCOLHA. ACREDITO QUE TODOS TEMOS A "ESCOLHA" À NOSSA COMPLETA E INTEIRA DISPOSIÇÃO. O LIVRE ARBÍTRIO É REAL, NÃO APENAS UM CHAVÃO RELIGIOSO. CADA UM OPTA PELO QUE MELHOR LHE CONVÉM, O QUE LHE ATRAI, O QUE SE SINTONIZA COM SUAS CRENÇAS, APTIDÕES, ANSEIOS, AMBIÇÕES. MAS DA MESMA FORMA COMO HÁ TAL LIBERDADE "PESSOAL E INTRANSFERÍVEL", DEVE-SE HAVER, IGUALMENTE, O RESPEITO À LIBERDADE ALHEIA. SE ALGUÉM ESCOLHE VIVER  CRITICANDO O SISTEMA, QUE REALMENTE ABRA MÃO DOS BENEFÍCIOS QUE ESSE SISTEMA OFERECE: ÁGUA TRATADA, SANEAMENTO BÁSICO, ATENDIMENTO MÉDICO... MAIS DO QUE BLÁ-BLÁ-BLÁ IDEOLÓGICO, PRECISAMOS DE PESSOAS COMPROMETIDAS COM A REAL MELHORIA DO SISTEMA, NÃO APENAS ENVOLVIDAS EM UM "MOVIMENTO". FATO INDISCUTÍVEL É QUE O OPOSTO DE "ORDEM" É "CAOS". POR MAIS PROBLEMAS QUE TENHAMOS COM O NOSSO VELHO E EXPLORADO MUNDO, A BANDEIRA DA ORDEM AINDA É "A BANDEIRA DA ORDEM". BOA EDUCAÇÃO, GENTILEZA, BOM SENSO, DOMÍNIO PRÓPRIO, PROMOVEM MUDANÇAS MUITO MAIS EXPRESSIVAS. TUDO ISSO COADUNA COM O RESPEITO, E O RESPEITO COADUNA COM A MORAL, E QUEM TEM MORAL É ÍNTEGRO, E INTEGRIDADE NÃO INVADE, PEDE LICENÇA. (SANDRA ARAUJO)


NOSSOS PENSAMENTOS ESTÃO NO JAPÃO

BLOG OFICIAL DO ORKUT
Estamos acompanhando os acontecimentos do Japão e gostaríamos de demonstrar nosso apoio e nossos desejos de uma rápida recuperação com um doodle especial: Muitas equipes do Google se uniram para ajudar neste tempo de crise. Como resultado, disponibilizamos a página do Google Crisis Response, atualmente traduzida para o japonês, inglês, chinês e coreano, a ferramenta Person Finder(em português), imagens de satélite atualizadas no Google Earth e rastreamento de mudanças no Google Maps, além de um processo seguro para enviar doações. Leia o post do blog do Google.org para ter mais detalhes. Nossos pensamentos estão em todos que foram afetados por essa tragédia.

ESSES SÃO CANAIS SEGUROS DE AJUDA PARA O POVO JAPONÊS. ACESSE OS LINKS E INFORME-SE.