REPUTAÇÃO E CARÁTER


As circunstâncias entre as quais você vive determinam sua reputação. A verdade em que você acredita determina seu caráter. A reputação é o que acham que você é. O caráter é o que você realmente é... A reputação é o que você tem quando chega a uma comunidade nova. O caráter é o que você tem quando vai embora... A reputação é feita em um momento. O caráter é construído em uma vida inteira... A reputação torna você rico ou pobre. O caráter torna você feliz ou infeliz... A reputação é o que os homens dizem de você junto à sua sepultura. O caráter é o que os anjos dizem de você diante de Deus.

Arnaldo Jabor


VIVENDO E APRENDENDO

388474_256714157717016_186627748058991_671970_1739000999_n_large

Viver é conquistar, ter experiências, cultura, amigos, um grande amor. Viver também é perder, diminuir a destreza muscular, o reconhecimento social, a vitalidade social. Viver é encantar com os outros e ter expectativas correspondidas; viver também é se desencantar e ter expectativas esfaceladas. O drama e o lírico sempre nos acompanham.

AUGUSTO CURY


O MUNDO PRECISA DE COR


Chega dessa nuvem pesada de ressentimentos sobre nossas cabeças. Chega dessas cores mórbidas que não enfeitam nem alegram. Chega de tanto esconder sentimentos. Chega desse medo que paralisa e impede nossa chegada.
É preciso a força-nossa-de-cada-dia pra espantar mau olhado, desfazer carapuças, ordenar pensamentos, disciplinar sentimentos, enfileirar sorrisos e abastecer nossos bolsos de sonhos. É preciso uma coragem imensa pra enfrentar nossos inimigos diários como a falta de fé e a esperança nos dias. 
Coragem, minha gente, pra não se deixar levar pelos outros e pelo que os outros pensam de nós. Coragem pra chegar no fim do caminho sem que os arranhões prejudiquem a alma. Coragem pra tirar das mangas um sorriso bonito depois de uma nuvem de peso e de mau humor.
Que o medo não nos paralise. Que toda tristeza venha só de visita, com hora marcada e passagem pra ir embora. Que os sorrisos nos fortaleçam.
Que os amigos nos amparem. Que a alegria seja o pão-nosso-de-cada-dia. Que cada um cuide do que diz e do que sente, sem dar importância demais aos que os outros pensam. 
Que o sono venha de uma consciência tranquila. Que a felicidade, nunca, jamais, em tempo algum, seja vendida em cápsulas numa farmácia. Que o amor seja capaz de transformar o mundo a nossa volta.  Que os anjos digam Amém.

CRIS CARVALHO