PERDOAR É AMAR

Aprendi outro dia que perdoar é a junção de “PER” com “DOAR”. Doar é muito mais do que dar. Doar é a entrega total ao outro. Etimológicamente falando, o prefixo “PER” tem várias acepções, indica movimento no sentido “DE” ou em “DIREÇÃO” a, ou “ATRAVÉS” ou “PARA”. Portanto, perdoar, quer dizer doar amor ao ofensor e que ele, arrependido pela ofensa possa também amar, possa doar-se. Não apenas quem perdoa é que se “doa através do outro”. O outro também se livra de uma culpa a mais. Perdoar implica abrir possibilidades de amor para quem foi perdoado, através da doação de amor por quem foi agravado. Perdoar é a única forma de facilitar a si e ao outro, a própria salvação. Doar é mais do que dar: é uma entrega total.
Perdoar é doar o amor, é permitir que a pessoa objeto do perdão possa (também) devolver um amor que, até então, só negara. Doar amor através do ofensor, eis o cerne da revolução cristã. Eu disse revolução.
Artur da Távola

4 comentários:

  1. PERDOAR É MAIS QUE ESQUECER, PERDOAR É VOCÊ OFERECER O MELHOR, ÀQUELES QUE LHE FERIRAM.



    PERDOAR É VOCÊ SENTIR A DOR DO OUTRO.



    QUERES SER FELIZ POR UM MOMENTO? VINGA-TE! QUERES SER FELIZ POR TODA VIDA? PERDOAS!



    AME-ME, QUANDO MENOS MERECER, POIS É A HORA QUE MAIS PRECISO.



    AQUELE QUE NÃO PERDOA, TORNA-SE ESCRAVO DO OFENSOR.



    Guardar ressentimentos é como tomar veneno e esperar que outra pessoa morra.



    O CONTRÁRIO DE AMOR NÃO É O ÓDIO, É A INDIFERENÇA.



    Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto, hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.



    PERDOAR NÃO SIGNIFICA APENAS ISENTAR O OFENSOR DE SOFRER AS CONSEQUÊNCIAS DO ERRO PRATICADO CONTRA NÓS. PERDOAR SIGNIFICA QUE NÓS ASSUMIMOS ESSAS CONSEQUÊNCIAS. E QUAL É O OBJETIVO DESSE ATO? NÃO É MASOQUISMO, É A OBEDIÊNCIA E O PRIVILÉGIO DE SERMOS SEMELHANTES A JESUS. ESSE É UM ANSEIO QUE NADA PODERÁ FRUSTRAR, NEM MESMO O FATO DESSES ERROS SEREM OS MAIS TERRÍVEIS E MONSTRUOSOS.

    PARA NOS TORNARMOS SEMELHANTES A JESUS, TEMOS DE CONHECÊ-LO INTIMAMENTE, POIS É NUM RELACIONAMENTO PROFUNDO COM ELE QUE DEUS NOS TRANSFORMA. E CONHECÊ-LO INTIMAMENTE IMPLICA EM EXPERIMENTARMOS TAMBÉM SEUS SOFRIMENTOS. O APÓSTOLO PAULO, POR EXEMPLO, DISSE QUE DESEJAVA CONHECER A JESUS PROFUNDAMENTE A PONTO DE EXPERIMENTAR A "COMUNHÃO DOS SEUS SOFRIMENTOS" (FP 3,10).

    QUANDO PERDOAMOS ALGUÉM COMO JESUS PERDOOU, TEMOS A MARAVILHOSA OPORTUNIDADE DE VIVER A MESMA EXPERIÊNCIA QUE ELE TEVE QUANDO NOS PERDOOU. ASSUMINDO AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO DE OUTREM, ESTAMOS SOFRENDO INJUSTAMENTE COMO JESUS SOFREU, E ASSIM CONHECEMOS A COMUNHÃO DE SEUS SOFRIMENTOS. ISSO NOS TORNA MAIS SEMELHANTES A ELE.

    ESSA DOLOROSA COMUNHÃO REMOVE A AMARGURA. E O MAIS ESTRANHO E MARAVILHOSO É QUE QUANDO ENTENDEMOS, OU MELHOR, ACEITAMOS E DECIDIMOS QUE AO PERDOAR OS OUTROS NOS APROXIMAMOS MAIS DO OBJETIVO DE SER SEMELHANTES A CRISTO, PASSAMOS A DAR GRAÇAS A DEUS PELAS DOLOROSAS CONSEQUÊNCIAS DOS PECADOS ALHEIOS CONTRA NÓS.


    FALAR DE PERDÃO É FALAR DE DEUS. É FALAR DA CAPACIDADE DE OFERECER AOS OUTROS UMA MEMÓRIA APAGADA, SEM REGISTROS, SEM MÁGOAS E SEM AS TATUAGENS DO RESSENTIMENTO. PERDOAR É DEIXAR O OUTRO NASCER DE NOVO NA NOSSA PRÓPRIA VIDA E HISTÓRIA, SEM AS LEMBRANÇAS QUE FIZERAM DELE UM MONSTRO EM NOSSA MENTE .

    FALAR DE PERDÃO É FALAR DE UM ALTO PADRÃO, É FALAR DE ALGO QUE O MUNDO NÃO ENSINA, É FALAR DAQUILO QUE A NATUREZA CAÍDA DO COSMOS NÃO CRIOU-- NEM POR SELEÇÃO NATURAL, NEM POR GERAÇÃO ESPONTÂNEA, PORQUE NÃO SE APRENDE O PERDÃO NAS LEIS DA NATUREZA.

    FALAR DE PERDÃO É FALAR DA VIDA, SAÚDE, PAZ E DA VERDADEIRA HUMANIDADE INDIVIDUAL QUE SE TRANSFORMA NA SEMELHANÇA DE DEUS, POIS QUEM NÃO PERDOA SE DEFORMA COMO GENTE.

    FALAR DE PERDÃO É FALAR DE JESUS E DOS HOMENS QUE COM ELE DESEJAM FICAR PARECIDOS.

    ResponderExcluir
  2. O VERDADEIRO AMOR É SEMPRE CHEIO DE RISCOS, SE VOCÊ AMA UMA PESSOA O SEU CORAÇÃO FICA ABERTO PARA ELA, A ALEGRIA DELA SE TORNA A SUA ALEGRIA, A DOR OU DESAPONTAMENTO QUE ELA SENTE, TORNA-SE A SUA PRÓPRIA DOR, O SEU PRÓPRIO DESAPONTAMENTO. O INVESTIMENTO DE AMOR QUE VOCÊ FAZ NA PESSOA AMADA PODE TER RETORNO, MAIS PODE TAMBÉM NÃO TER. O VERDADEIRO AMOR NÃO SE PREOCUPA COM ESSA QUESTÃO, QUALQUER COISA QUE PODE SER COMPRADA NÃO É AMOR, POIS O VERDADEIRO AMOR NÃO TEM PREÇO. DIGA COM SINCERIDADE, VOCÊ NÃO PENSAVA QUE O AMOR SEMPRE DEVERIA ENVOLVER UMA RETRIBUIÇÃO, É POSSÍVEL ALGUÉM AMAR SEM SER AMADO??? QUEM AMA DE VERDADE NÃO ESTÁ PROIBIDO DE RECEBER AMOR DE VOLTA, O QUE PRECISAMOS É RESTAURAR O CONCEITO DO AMOR VERDADEIRO. O VERDADEIRO AMOR NÃO TEM PREÇO E QUANDO É VIVIDO NA SUA PLENITUDE, É UMA FORÇA TRANSFORMADORA, QUE GERA PERDÃO, ALEGRIA E PAZ. DEUS É AMOR E NOS DIZ QUE O NOSSO AMOR NÃO DEVE SER SOMENTE DE PALAVRAS E DE CONVERSA, DEVE SER UM AMOR VERDADEIRO, QUE SE MOSTRA POR MEIO DE AÇÕES.

    ResponderExcluir
  3. O PERDÃO NÃO É UM SENTIMENTO, É UMA DECISÃO. PERDOAMOS PORQUE CONHECEMOS A IMPORTÂNCIA E O VALOR DO PERDÃO DE DEUS. "SUPORTAI-VOS UNS AOS OUTROS, PERDOAI-VOS MUTUAMENTE, CASO ALGUÉM TENHA MOTIVO DE QUEIXA CONTRA OUTREM. ASSIM COMO O SENHOR NOS PERDOOU, ASSIM TAMBÉM PERDOAI VÓS" COLOSSENSES 3,13.

    ResponderExcluir
  4. NINGUÉM PODE FERIR SEUS SENTIMENTOS A NÃO SER VOCÊ MESMO. OS OUTROS PODEM TOCAR NUMA PARTE SENSÍVEL DA SUA VIDA QUE VOCÊ NÃO ENTREGOU PARA JESUS. OS OUTROS PODEM TOCAR NO NOSSO SENTIMENTO DE INFERIORIDADE, NOSSO RECEIO DE PARECER TOLO, NOSSO SENTIMENTO DE INADEQUAÇÃO AO TRABALHO. MAS ESSAS PESSOAS ESTÃO, NA VERDADE, PRESTANDO-NOS UM GRANDE FAVOR, QUANDO NOS INDICAM OS SETORES DA NOSSA VIDA QUE ESTÃO PRECISANDO SER MELHORADOS, SER ENTREGUES AOS PÉS DO SENHOR JESUS. A VIDA SEM DECEPÇÃO, SEM DESAPONTAMENTO, SEM AMARGURA, NÃO VALE A PENA, POIS SÃO O ALICERCE, O AMADURECIMENTO PARA O CONHECER A SI MESMO, PARA NOS MOSTRAR QUE NO FUNDO SOMOS PIORES DO QUE OS NOSSOS OFENSORES, QUANDO NÃO OS PERDOAMOS PRONTAMENTE.

    O SAL DÓI NA FERIDA, MAIS SEM ELE NA COMIDA NÃO VALE A PENA, FICA SEM GOSTO, SEM GRAÇA. QUANDO COLOCAMOS UM SUPORTE DE TELEVISÃO NA PAREDE TEMOS QUE APERTAR O MÁXIMO POSSÍVEL PARA NÃO CAIR, NÃO ESTRAGAR. ASSIM É A NOSSA VIDA SEM SAL, QUE SÃO AS DECEPÇÕES, OS DESAPONTAMENTOS, AS AMARGURAS. OS APERTOS, OS ARROCHOS, AS TRAIÇÕES, AS MENTIRAS, QUE TEMOS QUE ENFRENTAR E PERDOAR, SÓ NOS TORNA MAIS FORTES E SENSÍVEIS AO CONVÍVIO COM OS OUTROS, CONOSCO MESMOS, E ACIMA DE TUDO COM DEUS.

    DEUS NÃO ADMITE FILHOS QUE NÃO LHE SEJAM SEMELHANTES. SENDO FILHOS, TEMOS QUE PERDOAR, COMO ELE NOS PERDOOU NA CRUZ DO CALVÁRIO; PERDOAR NÃO É OPÇÃO É MANDAMENTO.

    FAÇA EXATAMENTE O QUE CRISTO FEZ, SEM QUE TIVÉSSEMOS PEDIDO PERDÃO, ELE NOS PERDOOU NA CRUZ. É SÓ OLHANDO PARA CRUZ QUE CONSEGUIREMOS SEMPRE PERDOAR. É NOS TORNARMOS JESUS NA VIDA E HISTÓRIA DO OUTRO, OU MELHOR, NA NOSSA, POIS O MAIOR BENEFICIADO É REALMENTE QUEM PERDOA.

    SÓ ENTRA NO CÉU QUEM FOR FILHO, E NÃO SOMENTE CRIATURA (JOÃO 1,12). É O PREÇO QUE TEMOS QUE PAGAR. AMAR, PERDOAR, OBEDECER SEM ENTENDER. PENSE BEM QUE PREÇO GOSTOSO, LEVE E SOLTO. QUANDO PERDOAMOS, SOMOS NÓS OS MAIS BENEFICIADOS. NÓS É QUE O TORNAMOS DIFÍCIL PELO NOSSO ORGULHO PRÓPRIO, PELO NOSSO EGOÍSMO, PELA NOSSA ARROGÂNCIA, MAS, QUANDO SOMOS OS AUTORES DO PEDIDO DE PERDÃO, FALAMOS QUE É FÁCIL, IMPLORAMOS NOS HUMILHAMOS. PENSE NO OUTRO, NA SAÚDE QUE ISTO GERA, PARA ELE, MAIS MUITO MAIS PARA VOCÊ, PENSE NO OUTRO, PENSE NO AMANHÃ, POR QUE AMANHÃ, VOCÊ PODE SER O OUTRO, PENSE NA ETERNIDADE, POIS ESTEREMOS JUNTOS PRA SEMPRE.

    DEUS SÓ TEVE UM FILHO SEM PECADO, MAS NENHUM SEM AFLIÇÕES.

    ResponderExcluir