MÃOS DADAS


Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considere a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
Não serei o cantor de uma mulher, de uma história.
Não direi suspiros ao anoitecer, a paisagem vista na janela.
Não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida.
Não fugirei para ilhas nem serei raptado por serafins.
O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,
a vida presente.

CARLOS DRUMMOND ANDRADE


RECEITA DE ANO NOVO



Para você ganhar belíssimo Ano Novo cor do arco-íris, ou da cor da sua paz, 
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido 
(mal vivido talvez ou sem sentido) 
para você ganhar um ano não apenas pintado de novo, 
remendado às carreiras, mas novo nas sementinhas do vir-a-ser; 
novo até no coração das coisas menos percebidas 
(a começar pelo seu interior) 
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota, mas com ele se come, 
se passeia, se ama, se compreende, se trabalha, 
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita, 
não precisa expedir nem receber mensagens 
(planta recebe mensagens? passa telegramas?) 
Não precisa fazer lista de boas intenções para arquivá-las na gaveta. 
Não precisa chorar arrependido pelas besteiras consumidas 
nem parvamente acreditar que por decreto de esperança 
a partir de janeiro as coisas mudem e seja tudo claridade, recompensa, 
justiça entre os homens e as nações, 
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal, 
direitos respeitados, começando pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome, 
você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, 
eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. 
É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.

CARLOS DRUMMOND ANDRADE


EU QUERO MAIS... QUERO ASAS!

foto de passatemp0 em 21/09/11

Sigo a vida conforme o roteiro, sou quase normal por fora, pra ninguém desconfiar. Mas por dentro eu deliro e questiono. Não quero uma vida pequena, um amor pequeno, um alegria que caiba dentro da bolsa. Eu quero mais que isso. Quero o que não vejo. Quero o que não entendo. Quero muito e quero sem fim. Não cresci pra viver mais ou menos, nasci com dois pares de asas, vou aonde eu me levar. Por isso, não me venha com superfícies, nada raso me satisfaz. Eu quero é o mergulho. Entrar de roupa e tudo no infinito que é a vida. E rezar – se ainda acreditar – pra sair ainda bem melhor do outro lado de lá.
Fernanda Mello


DOCE FONTE DE VIDA

Nem todos os mal-entendidos, mágoas e brigas se dão porque somos maus, mas por problemas de comunicação. Porque até a morte nos conheceremos pouco, porque não sabemos como agir. Se nem sei direito quem sou, como conhecer melhor o outro, meu pai, meu filho, meu parceiro, meu amigo – e como agir direito? (...) Somos todos pobres humanos, somos todos frágeis e aflitos, todos precisamos amar e ser amados, mas às vezes laços inconscientes enredam nossos passos e fecham nosso coração. A balança tem de ser acionada: prevalecem conflitos ásperos e a hostilidade, ou a ternura e aqueles conflitos que ajudam a crescer e amar melhor, a se conhecer melhor e melhor enxergar o outro? O olhar precisa ser atento: mais coisas negativas ou mais gestos positivos? Mais alegria ou mais sofrimento? Mais esperança ou mais resignação?
Cabe a cada um de nós decidir, e isso exige auto-exame, avaliação. Posso dizer que sempre vale a pena, sobretudo vale a pena apostar quando ainda existe afeto e interesse, quando o outro continua sendo um desafio em lugar de um tédio, e quando, entre pais e filhos, irmãos, amigos ou amantes, continua a disposição de descobrir mais e melhor quem é esse outro, o que deseja, de que precisa, o que pode – o que lhe é possível fazer.
Em certas fases, é preciso matar a cada dia um leão; em outras, estamos num oásis. Não há receitas a não ser abertura, sinceridade, humildade que não é rebaixamento. Além do amor, naturalmente, mas esse às vezes é um luxo, como a alegria, que poucos se permitem.
Seja como for, com alguma sorte e boa vontade a alma do outro pode também ser a doce fonte da vida.

LYA LUFT


VOCE É FILHO DA LUZ


Nosso medo mais profundo
não é o de sermos inadequados.
Nosso medo mais profundo
é que somos poderosos além de qualquer medida.
É a nossa luz, não as nossas trevas,
o que mais nos apavora.
Nós nos perguntamos:
Quem sou eu para ser Brilhante,
Maravilhoso, Talentoso e Fabuloso?
Na realidade, quem é você para não ser?
VOCÊ É FILHO DO UNIVERSO!.
Se fazer pequeno não ajuda o mundo.
Não há iluminação em se encolher,
para que os outros não se sintam inseguros 
quando estão perto de você.
Nascemos para manifestar
a glória do Universo que está dentro de nós.
Não está apenas em um de nós: está em todos nós.
E conforme deixamos nossa própria luz brilhar,
inconscientemente damos às outras pessoas
permissão para fazer o mesmo.
E conforme nos libertamos do nosso medo,
nossa presença, automaticamente, libera os outros.

Nelson Mandela


INDICATIVOS



A honestidade é uma imitação: a virtude é uma originalidade. Somente os virtuosos possuem talento moral e é obra sua qualquer ascensão para a perfeição; o rebanho se limita a seguir seus passos, incorporando à honestidade trivial o que antes foi virtude de poucos. E sempre rebaixando-a. 

Ser honesto implica em se submeter às convenções comuns; ser virtuoso significa frequentemente ir contra elas, expondo-se a passar como inimigo de toda moral, quando apenas é contra certos preconceitos inferiores. Sua virtude consiste em resistir contra os preconceitos dos outros. Se pudéssemos viver entre dignos e santos, a opinião alheia poderia nos evitar tropeços e quedas; mas é covardia, vivendo entre 'hipócritas', rebaixar-se ao nível comum com medo de atrair suas iras. Fazer como todos fazem pode implicar em concordar com o indigno; a condição do processo moral é resistir ao descanso comum e adiantar-se ao seu tempo, como em qualquer outro progresso.

Não é o homem moralmente medíocre - o honesto - que determina as transformações da moral. São os virtuosos e os santos, que não se confundem com ele. Precursores, apóstolos, mártires, inventam formas superiores do bem, ensinam-nas, pregam-nas, impõem-nas. Toda moral futura é um produto de esforços individuais, obra de indivíduos excelentes que concebem e praticam a perfeição inacessível ao homem comum. Nisso consiste o talento moral, que forja a virtude, e o gênio moral, que implica a santidade. Sem esses homens originais não seria possível conceber a transformação dos costumes: conservaríamos os sentimentos e paixões dos primitivos seres humanos. Toda ascensão moral é um esforço do talento virtuoso para a perfeição futura; nunca é uma condescendência passiva pelo passado, nem uma simples acomodação ao presente.

Os virtuosos não são iguais aos santos; a sociedade opõe vários obstáculos a seus esforços. Pensar a perfeição não implica em praticá-la totalmente; basta o firme propósito de ir em sua direção. Os que pensam como profetas podem se ver obrigados a proceder como filisteus em muitos atos. A virtude é uma tensão real em direção ao que se concebe como perfeição ideal.

O progresso ético é lento, mas seguro. A virtude arrasta e ensina; os homens se resignam a imitar alguma parte das excelências que os virtuosos praticam.

Cada um dos sentimentos úteis para a vida humana engendra uma virtude, uma norma de talento moral. Há filósofos que meditam durante longas noites insones, sábios que sacrificam sua vida nos laboratórios, patriotas que morrem pela liberdade de seus concidadãos, altivos que renunciam a qualquer privilégio que tenha por preço a dignidade, mães que sofrem a miséria defendendo a honra de seus filhos. O homem medíocre ignora essas virtudes; limita-se a cumprir as leias por temor às penalidades que ameaçam quem as viola, guardando a honra para não arrastar as consequencias de perdê-la.

José Ingenieros


RESGATE SEUS AFETOS


Procure seus "desaparecidos", resgate seus afetos. Aprenda com quem tiver algo a ensinar, e ensine algo àqueles que estão engessados em suas teses de certo e errado. Troque experiências, troque risadas, troque carícias. Não é preciso chegar num momento limite para se dar conta disso. O enfrentamento das pequenas mortes que nos acontecem em vida já é o empurrão necessário. Morremos um pouco todos os dias, e todos os dias devemos procurar um final bonito antes de partir.


Martha Medeiros


O CAMINHO QUE EU ESCOLHI



‎O caminho que eu escolhi é o do amor. Não importam as dores, as angústias, nem as decepções que vou ter que encarar... Escolhi ser verdadeiro. No meu caminho, o abraço é apertado...O aperto de mão é sincero. Por isso, não estranhe a minha maneira de sorrir, de te desejar o bem. Eu sou aquela pessoa que acredita no bem, que vive no bem e que anseia o bem. Por isso, não estranhe se eu te abraçar bem apertado, mesmo que seja só em pensamento. Se eu me emocionar com a sua história, se eu chorar junto com você, afinal de contas, somos gente e gente que fez a opção pelo bem. É assim que eu enxergo a vida. E é só assim que eu acredito que valha a pena viver. Viver com emoção, com verdade e com amor.

Paulo Roberto Gaefke


EU ADORO VOAR

Já escondi um amor com medo de perdê-lo, já perdi um amor por escondê-lo.
Já segurei nas mãos de alguém por medo, já tive tanto medo, ao ponto de nem sentir minhas mãos.
Já expulsei pessoas que amava de minha vida, já me arrependi por isso.
Já passei noites chorando até pegar no sono, já fui dormir tão feliz, ao ponto de nem conseguir fechar os olhos.
Já acreditei em amores perfeitos, já descobri que eles não existem.
Já amei pessoas que me decepcionaram, já decepcionei pessoas que me amaram.
Já passei horas na frente do espelho tentando descobrir quem sou, já tive tanta certeza de mim, ao ponto de querer sumir.
Já menti e me arrependi depois, já falei a verdade e também me arrependi.
Já fingi não dar importância às pessoas que amavam, para mais tarde chorar quieta em meu canto.
Já sorri chorando lágrimas de tristeza, já chorei de tanto rir.
Já acreditei em pessoas que não valiam a pena, já deixei de acreditar nas que realmente valiam.
Já tive crises de riso quando não podia.
Já quebrei pratos, copos e vasos, de raiva.
Já senti muita falta de alguém, mas nunca lhe disse.
Já gritei quando deveria calar, já calei quando deveria gritar.
Muitas vezes deixei de falar o que penso para agradar uns, outras vezes falei o que não pensava para magoar outros.
Já fingi ser o que não sou para agradar uns, já fingi ser o que não sou para desagradar outros.
Já contei piadas e mais piadas sem graça, apenas para ver um amigo feliz.
Já inventei histórias com final feliz para dar esperança a quem precisava.
Já sonhei demais, ao ponto de confundir com a realidade...
Já tive medo do escuro, hoje no escuro "me acho, me agacho, fico ali".
Já cai inúmeras vezes achando que não iria me reerguer, já me reergui inúmeras vezes achando que não cairia mais.
Já liguei para quem não queria apenas para não ligar para quem realmente queria.
Já corri atrás de um carro, por ele levar embora, quem eu amava.
Já chamei pela mamãe no meio da noite fugindo de um pesadelo.
Mas ela não apareceu e foi um pesadelo maior ainda.
Já chamei pessoas próximas de "amigo" e descobri que não eram...
Algumas pessoas nunca precisei chamar de nada e sempre foram e serão especiais para mim.
Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.
Não me mostre o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração!
Não me façam ser o que não sou, não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente!
Não sei amar pela metade, não sei viver de mentiras, não sei voar com os pés no chão.
Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma pra sempre!
Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das drogas mais poderosas, das idéias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes.
Tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.
Você pode até me empurrar de um penhasco que eu vou dizer:
- E daí? Eu adoro voar!

CLARICE LISPECTOR


NADA SABEMOS DA ALMA



É fácil trocar as palavras,
Difícil é interpretar os silêncios!
É fácil caminhar lado a lado,
Difícil é saber como se encontrar!
É fácil beijar o rosto,
Difícil é chegar ao coração!
É fácil apertar as mãos,
Difícil é reter o calor!
É fácil sentir o amor,
Difícil é conter sua torrente!
Como é por dentro outra pessoa?
Quem é que o saberá sonhar?
A alma de outrem é outro universo
Com que não há comunicação possível,
Com que não há verdadeiro entendimento.
Nada sabemos da alma
Senão da nossa;
As dos outros são olhares,
São gestos, são palavras,
Com a suposição
De qualquer semelhança no fundo.

Fernando Pessoa


SÊ O MELHOR QUE PUDERES


Se não puderes ser um pinheiro, 
no topo de uma colina,
Sê um arbusto no vale mas sê
O melhor arbusto à margem do regato.
Sê um ramo, 
se não puderes ser uma árvore.
Se não puderes ser um ramo, 
sê um pouco de relva
E dá alegria a algum caminho.
Se não puderes ser uma estrada,
Sê apenas uma senda,
Se não puderes ser o Sol, 
sê uma estrela.
Não é pelo tamanho que terás êxito ou fracasso,
Mas sê o melhor no que quer que sejas.

Pablo Neruda


TEM DOR QUE VIRA COMPANHIA


Tem dor que vira companhia. Olhando de perto, faz tempo que deixou de doer, só tem fama, mas a gente não solta. Quem sabe, pelo receio de não saber o que fazer com o espaço, às vezes grande, que ficará desocupado se ela sair de cena. Vazio é também terreno fértil para novos florescimentos, mas costuma causar um medo inacreditável. Quando, finalmente, criou coragem e deixou de dar casa, comida e roupa lavada para a tal dor, ela desapareceu.


Ana Jácomo


VIVER E SOBREVIVER



Quero assimilar todos os olhares, 
todos os pontos de vista,
Não deixar escapar nenhum detalhe, 
Tenho fome de vida,
tenho sede de cores,
Quero degustar todos os odores,
respirar as sensações
Viver todas as experiências,
e depois todas elas mixadas 
Vingar meu atraso de vidas tardias
e passadas em um segundo, 
quero a revanche do que não percebi antes, 
e agora sim me envolver
Viver tudo... Viver acima
Reviver 
Até sobre a vida viver
Até sobreviver

Tiago Landeira


EIS O AMOR...


Amor não é amor,
se quando encontra obstáculos se altera,
ou se vacila no mínimo temor.
Amor é um marco eterno, dominante,
que encara a tempestade com bravura;
É astro que norteia a vela errante,
cujo valor se ignora lá na altura.
Amor não teme o tempo, muito embora,
seu alfange não poupa a mocidade;
Amor não se transforma de hora em hora,
antes se afirma para a eternidade.

Shakespeare


QUE POSSO DESEJAR PARA VOCÊ HOJE?


Que posso desejar para você hoje?
Que as verdadeiras amizades continuem. Que as lágrimas sejam poucas, e compartilhadas. Que as alegrias estejam sempre presentes e sejam festejadas por todos. Que o carinho esteja presente em um simples olá, ou em qualquer outra frase mesmo que digitada rapidamente. Que os corações estejam sempre abertos para novas amizades, novos amores, novas conquistas. Que Deus esteja sempre com sua mão estendida apontando o caminho correto. Que as coisas pequenas como a inveja ou desamor, sejam retiradas de nossa vida. Que aquele que necessite de ajuda encontre sempre em nós uma animadora palavra amiga. Que a verdade sempre esteja acima de tudo. Que o perdão e a compreensão superem as amarguras e as desavenças. Que este nosso pequeno mundo virtual seja cada vez mais humano. Que tudo que sonhamos se transforme em realidade. Que o amor pelo próximo seja nossa meta absoluta. Que nossa jornada de hoje esteja repleta de flores. Que a Felicidade momentânea da Vingança, ceda espaço para a Felicidade eterna do Perdão. Neste dia mais que nunca, desejo para você tudo o que há de melhor no Universo, e que seus sonhos sejam todos realizados.

Cristina Portes

A CADA UM SEGUNDO SUAS OBRAS


Há os que tatuam cruzes no braço
Mas não conseguem tatuar no coração.
Hás os que colam o plástico "Jesus" no carro
Mas plastificam seus corações.
Há os que leem bíblias em voz alta
Mas a bondade do coração está muda.
Há os que oram de joelhos
Mas o orgulho reina em pé em seus corações.
Há os que frequentam templos
Mas não frequentam a prática do amor.
Há os que louvam os anjos e santos
Mas são surdos para os seus conselhos.
Há os que professam lindas doutrinas
Mas sequer as praticam no próprio lar.
Há os que pregam a humildade
Mas não se dobram diante do irmão de outra ideologia.
Há irmãos que doam valores materiais
Mas não doam a boa ação que transportam.
No entanto...
Há irmãos que não doam nenhum bem
Mas doam a si próprios.
Há irmãos que vivem no silêncio
Mas seus corações gritam amor.
Há irmãos que são discretos em sua humildade
Mas são gigantes fraternos.
Há irmãos sem cultura e ignorantes
Mas praticam a sabedoria da caridade.
Há irmãos que nem conhecem doutrinas religiosas
Mas já são sua própria religião no dia a dia.
Há amores e paixões, abrangência e limitações,
vontade e má fé, humildade e orgulho...
A cada um segundo suas obras.
Não importa o que a boca fala, 
mas o que o coração pratica.

Dálton



DEUS NOS AJUDA


Todo homem são e civilizado deve ter um conjunto de princípios pelos quais rejeita alguns desejos e admite outros. Um homem se baseia em princípios cristãos, outro se baseia em princípios de higiene, e outro, ainda, em princípios sociológicos. O verdadeiro conflito não é o do cristianismo contra a “natureza”, mas dos princípios cristãos contra outros princípios de controle da “natureza”. A “natureza” (no sentido de um desejo natural) terá de ser controlada de um jeito ou de outro, a não ser que queiramos arruinar nossa vida. É bem verdade que os princípios cristãos são mais rígidos que os outros; no entanto, acreditamos que, para obedecer-lhes, você poderá contar com uma ajuda que não terá para obedecer aos outros.

C. S. Lewis


REINVENTE-SE


Ah, para tudo! Se é pra viver, vamos viver direito. Com conteúdo. Troque o verbo, mude a frase, inverta a culpa. O sujeito da oração é você. A história é sua, mãos à obra! Melhore aquele capítulo, jogue fora o que não cabe mais, embole a tristeza, o medo, aceite seus erros, reescreva-se. Republique-se. Reinvente-se. E transforme-se na melhor edição feita de você.

Fernanda Mello


DEUS, POR EINSTEIN



"Não sou ateu. Quem quer deduzir isso das minhas teorias científicas não fez por entendê-las. Creio pessoalmente em Deus e nunca em minha vida cedi a ideologia atéia. Não há oposição entre Ciência e Religião. O que há são cientistas atrasados, com idéias que não evoluíram, com o passar do tempo."  EINSTEIN


ALGUMAS FRASES DE EINSTEIN SOBRE DEUS COM INTERPRETAÇÕES LIVRES:

"A ciência sem a religião é aleijada; a religião sem a ciência é cega."
R : significa que os 2 separados não fazem sentido.

"Deus é a lei e o legislador do Universo"
R : tudo no universo é vontade de Deus.

"Eu quero saber como Deus criou este mundo. Não estou interessado neste ou naquele fenômeno, no espectro deste ou daquele elemento. Eu quero conhecer os pensamentos Dele, o resto são detalhes."
R : se Deus criou tudo, entendendo os pensamentos Dele saberemos de tudo.

"A percepção do desconhecido é a mais fascinante das experiências. O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada."
R : quem tem a mente aberta aprendera mais coisas.

Certa vez, perguntado qual a definição de luz: "A luz... é a sombra de Deus..."
R : significa que em Deus não há sombras.


Einstein provou que nada no universo pode ultrapassar a velocidade da luz; provou também que o tempo e o espaço são coisas relativas. Se você entrasse em uma nave que estivesse próxima à velocidade da luz, veria as coisas na terra passarem como um filme em alta velocidade. Ele também demonstrou que eventos simultâneos para um pode não ser para outro observador, pondo em dúvida se existe o acaso. Se o universo (espaço e tempo) são do tamanho que você quiser, ou melhor que DEUS queira que seja, e se o acaso não existe, então, sem DEUS, não dá para explicar nada. Nada mesmo!!





DOAR-SE A SI PRÓPRIO


Cheguei a pensar na bondade que é tipicamente o que se quer receber dos outros – e no entanto às vezes só a bondade que doamos a nós mesmos nos livra da culpa e nos perdoa. E é também, por exemplo, inútil receber a aceitação dos outros, enquanto nós mesmos não nos doamos a auto-aceitação do que somos. Quanto à nossa fraqueza, a parte mais forte nossa é que tem que nos doar ânimo e complacência. E há certas dores que só a nossa própria dor, se for aprofundada, paradoxalmente chega a amenizar.
No amor felizmente a riqueza está na doação mútua. O que não significa que não haja luta: é preciso se doar o direito de receber amor. 

Clarice Lispector


LIBERDADE


A verdadeira liberdade é um ato puramente interior, como a verdadeira solidão: devemos aprender a sentir-nos livres até num cárcere, e a estar sozinhos até no meio da multidão.

Massimo Bontempelli


20 DICAS PARA O SUCESSO

  1. Elogie 3 pessoas por dia.
  2. Tenha um aperto de mão firme.
  3. Olhe as pessoas nos olhos.
  4. Gaste menos do que ganha.
  5. Saíba perdoar a si e aos outros.
  6. Trate os outros como gostaria de ser tratado.
  7. Faça novos amigos.
  8. Saíba guardar segredos.
  9. Não adie uma alegria.
  10. Surpreenda aqueles que você ama com presentes inesperados.
  11. Sorria.
  12. Aceite uma mão estendida.
  13. Pague suas contas em dia.
  14. Não reze para pedir coisas. Reze para agradecer e pedir sabedoria e coragem.
  15. Dê às pessoas uma segunda chance.
  16. Não tome nenhuma decisão quando estiver cansado ou nervoso.
  17. Respeite todas as coisas vivas, especialmente as indefesas.
  18. Dê o melhor de si no seu trabalho. Tenha prazer em fazer bem feito.
  19. Seja humilde, principalmente nas vitórias.
  20. Jamais prive uma pessoa de esperança. Pode ser que ela só tenha isso.


"EU TE AMO" NÃO DIZ TUDO


Você sabe que é amado porque lhe disseram isso? A demonstração de amor requer mais do que beijos, sexo e palavras. Sentir-se amado é sentir que a pessoa tem interesse real na sua vida, que zela pela sua felicidade, que se preocupa quando as coisas não estão dando certo, que se coloca a postos para ouvir suas dúvidas e que dá uma sacudida em você quando for preciso.
Ser amado é ver que ele(a) lembra de coisas que você contou dois anos atrás. É ver como ele(a) fica triste quando você está triste e como sorri com delicadeza quando diz que você está fazendo uma tempestade em copo d'água. 
Sente-se amado aquele que não vê transformada a mágoa em munição na hora da discussão. Sente-se amado aquele que se sente aceito, que se sente inteiro. Aquele que sabe que tudo pode ser dito e compreendido. 
Sente-se amado quem se sente seguro para ser exatamente como é, sem inventar um personagem para a relação, pois personagem nenhum se sustenta muito tempo. Sente-se amado quem não ofega, mas suspira; quem não levanta a voz, mas fala; quem não concorda, mas escuta. 
Agora, sente-se e escute: Eu te amo não diz tudo!

Arnaldo Jabour


DE TUDO UM POUCO

Sensibilidade para não ficar indiferente diante das belezas da vida ... Coragem para colocar a timidez de lado e poder realizar o que tem vontade... Solidariedade para não ficar neutro diante do sofrimento da humanidade... Bondade para não desviar os olhos de quem te pede ajuda... Tranquilidade para quando chegar ao fim do dia, poder deitar e dormir o sono dos anjos... Alegria para você distribuí-la, colocando um sorriso no rosto de alguém... Humildade para você reconhecer aquilo que você não é... Sinceridade para você ser verdadeiro, gostar de si mesmo e viver melhor... Felicidade para você descobri-la dentro de você e doá-la a quem precisar... Amizade para você descobrir que, quem tem um amigo, tem um tesouro... Esperança para fazer você acreditar na vida e se sentir uma eterna criança... Sabedoria para entender que só o bem existe, o resto é ilusão... Desejos para alimentar o seu corpo, dando prazer ao seu espírito... Sonhos para poder, todos os dias, alimentar sua alma... Amor para você ter alguém para amar e sentir-se amado. Para você desejar tocar uma estrela, sorrir para a lua. Sentir que a vida é bela, andando pela rua. Para você descobrir que existe um sol dentro de você. Para você se sentir feliz a cada amanhecer e saber que o amor é a razão maior para viver. Mas, se você não tiver um amor, que nunca deixe morrer em você, a procura. O desejo de o encontrar.

Tenha de tudo, um pouco...



AMOR AO PROXIMO




Hoje eu olharei as pessoas simplesmente como pessoas

sem nenhum julgamento ou opinião

que me faça rotular

quem são as más, quem são as boas,

e me leve a agir com base nessa tola conclusão.

Hoje eu olharei as pessoas simplesmente

como espelhos onde eu vejo refletidas

minhas fraquezas e virtudes de tal forma

que as minhas críticas e conselhos sirvam

antes para que eu próprio mude minhas atitudes.

Hoje eu olharei as pessoas com aceitação total

sem formalismos solenes ou distância social

sem condenar seus defeitos

ou zombar de suas limitações;

mas respeitando seus direitos, crenças e aspirações

acolhendo o que cada um é,

do jeito que cada um for

hoje eu olharei as pessoas simplesmente com amor.


Geraldo Eustáquio de Souza


A POESIA



A poesia é pena sem castigo
ou remorso sem sombra de pecado,
um amor solidário a toda gente
que dói desde a medula de teus ossos.
Poesia é um cantinho solitário
ou espuma de existência transbordante,
uma pluma que beija o cotidiano
ou uma chaga de luz não sei de onde.
Poesia é o caminho para o exílio
com saudade da terra de partida
quanto mais perto a terra prometida,
mas é também o derradeiro auxílio
que nos torna melhores de repente
ao percebermos que ela é a semente.

MIGUEL REALE


CADA UM TEM UMA ESTRELA


As pessoas têm estrelas que não são as mesmas.
Para uns, que viajam, as estrelas são guias.
Para outros, elas não passam de pequenas luzes.
Para outros, os sábios, são problemas.
Para o meu negociante, eram ouro.
Mas todas essas estrelas se calam.
Tu porém, terás estrelas como ninguém...
Quero dizer: quando olhares o céu de noite,
(porque habitarei uma delas e estarei rindo),
então será como se todas as estrelas te rissem!
E tu terás estrelas que sabem sorrir!
Assim, tu te sentirás contente por me teres conhecido.
Tu serás sempre meu amigo (basta olhar para o céu e estarei lá).
Terás vontade de rir comigo.
E abrirá, às vezes, a janela à toa, por gosto...
E teus amigos ficarão espantados de ouvir-te rir olhando o céu.
Sim, as estrelas, elas sempre me fazem rir!

Antoine de Saint-Exupéry


O SILÊNCIO


Há um grande silêncio que está sempre à escuta… E a gente se põe a dizer inquietamente qualquer coisa, qualquer coisa, seja o que for, desde a corriqueira dúvida sobre se chove ou não chove hoje, até a tua dúvida metafísica, Hamleto! E, por todo o sempre, enquanto a gente fala, fala, fala... o silêncio escuta… e cala.


Mario Quintana


DA GENTE QUE EU GOSTO



Eu gosto de gente que vibra, que não tem de ser empurrada, que não tem de dizer que faça as coisas, mas que sabe o que tem que fazer e que faz. A gente que cultiva seus sonhos até que esses sonhos se apoderam de sua própria realidade. Eu gosto de gente com capacidade para assumir as conseqüências de suas ações, de gente que arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, que se permite, abandona os conselhos sensatos deixando as soluções nas mãos de Deus. Eu gosto de gente que é justa com sua gente e consigo mesma, da gente que agradece o novo dia, as coisas boas que existem em sua vida, que vive cada hora com bom animo dando o melhor de si, agradecido de estar vivo, de poder distribuir sorrisos, de oferecer suas mãos e ajudar generosamente sem esperar nada em troca. Eu gosto da gente capaz de me criticar construtivamente e de frente, mas sem me lastimar ou me ferir. Da gente que tem tato. Gosto da gente que possui sentido de justiça. A estes chamo de meus amigos. Eu gosto da gente que sabe a importância da alegria e a pratica. Da gente que por meio de piadas nos ensina a conceber a vida com humor. Da gente que nunca deixa de ser animada. Eu gosto de gente sincera e franca, capaz de se opor com argumentos razoáveis a qualquer decisão. Gosto de gente fiel e persistente, que não descansa quando se trata de alcançar objetivos e idéias. Eu gosto da gente de critério, a que não se envergonha em reconhecer que se equivocou ou que não sabe algo. De gente que, ao aceitar seus erros, se esforça genuinamente por não voltar a cometê-los. De gente que luta contra adversidades. Gosto de gente que busca soluções. Eu gosto da gente que pensa e medita internamente. De gente que valoriza seus semelhantes, não por um estereotipo social, nem como se apresentam. De gente que não julga, nem deixa que outros julguem. Gosta de gente que tem personalidade. Eu gosto da gente que é capaz de entender que o maior erro do ser humano é tentar arrancar da cabeça aquilo que não sai do coração. A sensibilidade, a coragem, a solidariedade, a bondade, o respeito, a tranqüilidade, os valores, a alegria, a humildade, a fé, a felicidade, o tato, a confiança, a esperança, o agradecimento, a sabedoria, os sonhos, o arrependimento, e o amor para com os demais e consigo próprio são coisas fundamentais para se chamar "gente". Com gente como essa, me comprometo, para o que seja, pelo resto de minha vida... já que, por tê-los junto de mim, me dou por bem retribuído. Impossível ganhar sem saber perder. Impossível andar sem saber cair. Impossível acertar sem saber errar. Impossível viver sem saber reviver. A glória não consiste em não cair nunca, mas em levantar-se todas às vezes que seja necessário.

E ISSO É ALGO QUE MUITO POUCA GENTE 
TEM O PRIVILÉGIO DE PODER EXPERIMENTAR.

Bem aventurados aqueles que já conseguiram receber com a mesma naturalidade o ganhar e o perder, o acerto e o erro, o triunfo e a derrota.

 MARIO BENEDETTI


QUERO SER O LADO BOM



Quero ser uma ilha, 
um pouco de paisagem, 
uma janela aberta, 
uma montanha ao longe, 
um aceno de mar. 
Quando precisares de sonho, 
de um canto de beleza, 
de um pouco de silêncio, 
ou simplesmente 
de sol... e de ar... 
Quero ser o lado bom 
em que pensas, 
isto que intimamente 
a gente deseja 
mas nem sempre diz 
quero ser, naquela hora, 
o que sentes falta 
para seres feliz... 
Que quando pensares 
em fugir de todos 
ou de ti mesmo, enfim, 
penses em mim... 

J. G. de Araújo Jorge



DEMOREI, MAS APRENDI...


Demorei, mas aprendi...
Que um sorriso inocente não define uma personalidade
Que lágrimas, não significam arrependimentos
Que promessas, nem sempre são compridas
Que juras de amor, nem sempre são de amor
Que quem merece, não implora a confiança
Que regras sempre serão quebradas
Que quem tem muita história, um pouco fez
Que ciúmes, não significam amores
Que cenas de cinema, nem sempre são de romance
Que seus amigos, te definem
Que presentes, não são compromissos
Que quem está do deu lado, pode estar do lado errado
Que quem não te da opção, não merece sua escolha
Que atitudes mudam tudo, do inicio ao fim
Que o mundo da voltas, e tudo vai se repetir.

As coisas, as pessoas… são assim…
Sempre diferentes do que pensamos…
E sempre nos subestimando….

David Guimarães Thomé


O IMPORTANTE É CAMINHAR


Existem vários caminhos, várias direções. Cada um deve escolher o seu. Alguns caminhos se cruzam, outros não. O importante mesmo é caminhar.

Cláudia Banegas


PERDAS E GANHOS



Cada escolha que fazemos traz com ela ganhos e perdas.
Ganhamos pelas novas possibilidades que se tornam possíveis...
Perdemos quando descartamos outras opções menos atraentes. 

Faça suas escolhas!